OS GRUPOS SANGUÍNEOS ou tipos sangüíneos foram descobertos no início do século XX (cerca de 1900 - 1901), quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos.
Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros.
Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho.
LEIA O TEXTO SOBRE GRUPOS SANGUÍNEOS NA COLUNA ARTIGOS E SITES E RESPONDA NO ÍTEM COMENTÁRIOS ABAIXO:
1) Como são determinados os tipos sanguíneos?
2)Quais são os sistemas antigênicos mais importantes?
3) Qual a importância da determinação dos grupo sanguíneos?
33 comentários:
Os tipos sanguíneos são determinados com a sua presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. O sistema ABO e o sistema Rh são considerados os sistemas antigênicos mais importantes. Estes são os sistemas mais comunentes relacionados às temidas transfusionais hemolíticas. Caracterizam-se por induzir a formação de anticorpos em diferentes intensidades, sistemas antigênicos diferentes, alguns são mais comuns e outros são mais raros. A determinação da importância clínica de cada sistema está associada a estes dois fatos.
Letícia Martins M. 4231A
Ocorre quando uma mãe de RH negativo já teve um filho de RH positivo, ou tenha tido contato com RH positivo em uma transfusão de sangue.Seu sintomas são:destruição das hemácias que leva a anemia profunda, e o recém nascido adquire icterícia ( pele amarelada ), devido ao acumulo de bilirrubina, produzida no fígado a partir de hemoglobina das hemácias destruidas.Logo após uma mulher Rh negativo dar a luz a uma criança Rh positivo, injetar nela o anti-Rh, imunoglobulina, cuja a função é destruir rapidamente as hemácias fetais Rh positivo.
Joziele Aamorim,3°A.
O sangue se define,também como uma massa líquida homogênea, formada pelo plasma e elementos antígenos de natureza bioquímica diversa que desenvolve os anticorpos. Existe perto de vinte(20) principais sistemas de grupos sanguíneos, sendo os principais os seguintes: ABO, RH e MN. A importância de cada sistema, associa-se à formação dos anticorpos.
José Maria Ramos Borges -3ºB
sao determinados com a presença ,na superficie das hemacias, e tambem podem ser de natureza bioquimica variada. o sistema ABO e o sistema rb sao antigenicos mais importantes.e tambem a determinaçao da importancia clinica de cada sistema esta associada a formaçao dos anticorpos.
HELIA 3B
Os tipos sanguínos são determinados pela presença,na superfície das hemácias,por antígenos,pode ser compostos por carboidratos,antígenos,lipídeos entre outros.Existem 27 sistemas antigênicos,mas os mais importantessão o Sistema ABO e o Sistema RH.
Stephanie-3A
1-os tipos sanguineos sao determinados pela presença,na superficie das hemácias,de antígenos que podem ser de natureza bioquimica variada podendo ser compostas por carboidratos,lipídios,proteínas ou uma mistura desses compostos.
2-estes antígenos eritrocitáries sao independentes do complexo principal de histocompatibilidade(HLA).
3-os mais importantes sao sistema ABO(zero)e o sistema Rh.
1) São determinados com sua presença,na superfície das hemácias.
2) Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema AB0(zero) e o Sistema Rh.Estes são os sistemas mais claros relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.
3) A determinação dos grupos sanguíneos tem importância em várias ciências:
. Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
. Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
. Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
. Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
DÉBORA NUNES Nº:09 TURMA:3ºB
1) Os tipos sangüíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos
que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
2)Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o sistema Rh. Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.
3). Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
. Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
. Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
. Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
KEILAH 3ºB
1)são determinados pela presença na superficies das antigenas que podem ser de natureza bioquimica variado,podendo ser composta por carboidratos,lipideos,proteinas ou uma mistura desses compostos.2)o sistema antigÊno considerados mais importantes são o sistema ABO(zero)e o sistema Rh.Estes são os sistemas comumente relacionado ás temidas reações transfusionais hemolíticas.3).Em hemoterapia:torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada individuo,para garantir sucesso das tranfusões.Assim,antes de toda transfusão eletivo,é necessário se determinar,pelo menos,a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor..Em ginecologia/obstetria/neorologia:é possivel se diagnosticar a DHRN através do seu estado,aditando-se as medidas preventivas e curativas..Em antropologia:Épossivel estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas,atravéz da análise da destribuição populacional dos diversos antigenos,determinando sua predominÂncia em cada raça humana e fazendo-se comparações..Em medicina legal:É possivel se determinar,por exemola,o tipo sanguineo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime,auxiliando na investigação criminal.
1-Os tipos sangüíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
2-Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh. Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.
3-A determinação dos grupos sanguíneos tem importância em várias ciências:
->Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
->Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
->Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
->Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
Jéssica Gonçalves Mendes 3B
Os tipos sanguineos são determinados pela presença, na superficie das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Estes antígenos eritrocitários são independentes do Complexo principal de histocompatibilidade (HLA), o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes. Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh. Em HEMOTERAPIA É importante saber o grupo sanguineo, para se ter sucesso nas tranfusões de sangue, e é necessário saber a tipagem ABO e Rh. Em GINECOLOGIA/OBSTRETICIA e NEONATOLOGIA,é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas. Em ANTROPOLOGIA, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações. Em MEDICINA LEGAL, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
LUCIANA CRISTINA -3ºA
1)tipos sangüíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
2)Estes antígenos eritrocitáries sao independentes do complexo principal de histocompatibilidade(HLA).
3)*Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
* Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
* Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
* Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
Josiane Souza 3ºB N:15
Os tipos sanguíneos são determinados com a sua presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostosSeu sintomas são:destruição das hemácias que leva a anemia profunda, e o recém nascido adquire icterícia ( pele amarelada ), devido ao acumulo de bilirrubina, produzida no fígado a partir de hemoglobina das hemácias destruidas.Logo após uma mulher Rh negativo dar a luz a uma criança Rh positivo, injetar nela o anti-Rh, imunoglobulina, cuja a função é destruir rapidamente as hemácias fetais Rh positivo.
amanda teceiro b
1-São determinados pela presença, na superfdicie das hemácias,de antigenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podemos ser compostos por carboidratos,lipídeos, proteinas ou uma mistura desses compostos.
2- são o sistema ABO eo sistema rh.
3-tem importância em varias ciências,vou falar de duas:
*em ginecologia/obstetria e neonatologia,é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-semedidas preventivas e curativas.
*em medicina legal, è possivel se determinar,por exemplo,um tipo sanguineo de um criminoso a partir de um material colhido na cena do crime,auxiliando na investigação criminal.
Antígenos são proteínas “estranhas” a um determinado organismo, na presença de antígenos, o organismo, através dos macrófagos e linfócitos T e B, elabora proteínas especiais denominadas anticorpos.
O anticorpo tem a propriedade de ser específico para um determinado antígeno e, combina-se quimicamente com o antígeno, neutralizando-lhe o efeito. Esse processo constitui a defesa humoral. O antígeno pode ser uma proteína, um açúcar ou, até mesmo, uma toxina produzida por bactéria patogênica (como é o caso do tétano), e o anticorpo formado anula o efeito lesivo da toxina.
Quando observamos o sistema ABO temos, nas hemácias, dois tipos de proteínas (antígenos) denominadas aglutinogênios A e aglutinogênios B, responsáveis pela determinação do fenótipo sangüíneo. O plasma sangüíneo, por sua vez, pode abrigar outras duas proteínas (anticorpos) denominadas aglutininas anti-A e aglutininas anti-B.
Os anticorpos do sistema ABO são formados no plasma do feto sem uma exposição prévia como ocorre com outras proteínas. Isto ocorre pois no intestino do feto existem bactérias que imitam as glicoproteínas do sistema ABO estimulando a formação de anti-A e anti-B. o contato com sangue tipo A e tipo B desencadeará reações do tipo antígeno x anticorpo.
Assim, os indivíduos pertencentes ao grupo AB possuem aglutinogênios A e aglutinogênios B, mas são desprovidos de quaisquer aglutininas; os indivíduos portadores de sangue tipo A possuem aglutinogênios A e aglutininas anti-B; os pertencentes ao grupo B possuem aglutinogênios e aglutininas anti-A; os indivíduos do grupo O, finalmente, possuem aglutininas anti-A e aglutininas anti-B, sendo, portanto, destituídos de quaisquer aglutinogênios.
1) Como são determinados os tipos sanguíneos?
Os tipos sanguineos são determinados com a sua presença, na superficie das hemacias, de antigenos que podem ser de natureza bioquimica variada.
2)Quais são os sistemas antigênicos mais importantes?
O sistema ABO e o sistema Rh.
3) Qual a importância da determinação dos grupo sanguíneos?
Cada indivíduo possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número --- existem hoje cerca de 27 sistemas antigênicos conhecidos [1], mais alguns antígenos diferenciados que ainda não foram atribuídos a nenhum sistema específico [2] --- é difícil (se não impossível) encontrar dois indivíduos de mesma composição antigênica. Daí a possibilidade da presença, no soro, de anticorpos específicos (dirigidos contra os antígenos que cada indivíduo não possui), o que resulta na aglutinação ou hemólise quando ocorre uma transfusão incompatível (ou, em determinações laboratoriais, quando se fazem reagir soros específicos com os antígenos correspondentes presentes nas hemácias). Diferentes sistêmas antigênicos se caracterizam por induzir a formação de anticorpos em intensidades diferentes; além do que, alguns são mais comuns e outros, mais raros. Estes dois fatos associados determinam a importância clínica de cada sistema.
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos.Existem cerca de 27 sistemas antigênicos,os mais importantes são o sistema ABO e o sistema Rh.Determinar os grupos sanguineos é de grande importância para algumas ciências como: Hemoterapia,Ginecologia, Antropologia e Medicina legal.
Yslany nº33 3ºA
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença de antígenos na superfície das hemácia. Estes antígenos eritrocitários são independentes do Complexo principal de histocompatibilidade (HLA), o qual determina a histocompatibilidade humana e é importante nos transplantes. Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh[1]. A determinação dos grupos sanguíneos tem importância em várias ciências:Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
NAYARA HENRIQUES - 3º A
1-No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de diferentes pessoas, concluiu a existência, na espécie humana, de quatro tipos sangüíneos básicos, que constituem o chamado sistema, ABO: grupo AB, grupo A, grupo B e grupo O.
2-Cada indivíduo possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número --- existem hoje cerca de 27 sistemas antigênicos conhecidos [1], mais alguns antígenos diferenciados que ainda não foram atribuídos a nenhum sistema específico [2] --- é difícil (se não impossível) encontrar dois indivíduos de mesma composição antigênica. Daí a possibilidade da presença, no soro, de anticorpos específicos (dirigidos contra os antígenos que cada indivíduo não possui), o que resulta na aglutinação ou hemólise quando ocorre uma transfusão incompatível (ou, em determinações laboratoriais, quando se fazem reagir soros específicos com os antígenos correspondentes presentes nas hemácias). Diferentes sistêmas antigênicos se caracterizam por induzir a formação de anticorpos em intensidades diferentes; além do que, alguns são mais comuns e outros, mais raros. Estes dois fatos associados determinam a importância clínica de cada sistema.
3-A determinação dos grupos sanguíneos tem importância em várias ciências:
Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
yasmin alves 3°A
Os tipos sangüíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Cada indivíduo possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número. É dificil encontrar dois indivíduos de mesma composição antigênica. Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh[1]. Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.
Natália nº20, 3ºA
Os tipos sangüíneos são determinados pela presença, na superfície das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Cada indivíduo possui um conjunto diferente de antígenos eritrocitários, e por seu número.
Caracterizam-se por induzir a formação de anticorpos em diferentes intensidades, sistemas antigênicos diferentes, alguns são mais comuns e outros são mais raros. A determinação da importância clínica de cada sistema está associada a estes dois fatos É dificil encontrar dois indivíduos de mesma composição antigênica. Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh[1]. Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.
Tatiane nº31, 3ºA!
1)Os tipos sangüíneos são determinados pela presença de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
2) Os sistemas antigênicos considerados mais importantes são o sistema ABO e o Sistema Rh[1]. Estes são os sistemas mais comumente relacionados às temidas reações transfusionais hemolíticas.
3)Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
Em Antropologia, é possível estudar diversas raças e suas interrelações evolutivas, através da análise da distribuição populacional dos diversos antígenos, determinando sua predominância em cada raça humana e fazendo-se comparações.
Em Medicina legal, é possível se determinar, por exemplo, o tipo sanguíneo de um criminoso a partir de material colhido na cena do crime, auxiliando na investigação criminal.
Os antígenos que podem ser de natureza bioquimica variada, está presente na superfície das hemácias, é assim que são determinados os tipos sanguíneos. Os antíguenos podem ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos. Os sistemas antiguênicos mais importantes são os sistemas ABO e os sistema Rh. São 27 tipos sanguineos conhecidos e há muitos que ainda não foram atribuídos a nenhum grupo.
Os tipos sanguineos sao determinados por sua presença na superficie das hemacias,e tambem de antigenos ,de varias naturezas bioquimicas diferentes.Sao compostos por carboidratos,lipideos,proteinas ou uma mistura deles,ABO,Rh sao sistemas considerados antigenicos,mais importantes dentre alguns outros mais raros ou menos comumente usados,induzem a formaçao de anticorpos em diferentes intensidades e sistemas antigenicos diferentes.
Os tipos sangüíneos são determinados pela presença, de hemácias na superficie de antígenos que podem ser de natureza bioquímica variada, podendo ser compostos por carboidratos, lipídeos, proteínas ou uma mistura desses compostos.
Hoje cerca de 27 sistemas antigênicos são conhecidos,mas existem alguns que são diferenciados e não foram atriuidos a nenhum sistema específico.
Os sistemas mais conhecido hoje e o ABO e o RH.
pablo 3ºA
Os grupos sangüíneos são constituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior.
Os sistemas mais importantes dos grupos sangüineos eh o sistema ABO e o fator Rh,
que define qual o tipo de sangue da pessoa, e os fatores usados para determinar as tranfusões de sangue.
tamyres 3ºA
Existem 27 sistemas antigênicos,mas os mais importantessão o Sistema ABO e o Sistema RH.Os tipos sanguineos são determinados pela presença, na superficie das hemácias, de antígenos que podem ser de natureza bioquimica variada. Estes antígenos são independentes do complexo principal de histocompatibilidade(HLA).Diferentes sistêmas antigênicos se caracterizam por induzir a formação de anticorpos em intensidades diferentes; além do que, alguns são mais comuns e outros, mais raros. Estes dois fatos associados determinam a importância clínica de cada sistema.A determinação dos grupos sanguíneos tem importância em várias ciências: em hemoterapia, em ginecologia, em antropologia e medicina legal.
1) Os grupos sanguineos são determinados atravaes da preença dos antigenos na superficie das hemaceas.
2)Os sistemas mais levados em consideração sao o ABO e o RH.
3)É importande determinar o tipo sanguineo da pessoa porque os antígenos reagem a um tipo sanguineo naum compativel e esa reação pod causar a morte.
=]
Os tipos sanguineos,são divididos em 4 grupos A,B,AB,O,estes são os tipos sanguineos do sistema ABO,o mais usado na identificação sanguinea dos individuos,o sistema ABO e o sistema Rh são os mais importantes sistemas antigenicos.
Rafael junio,4231 B
Os tipos sanguínos são determinados pela presença,na superfície das hemácias,por antígenos,pode ser compostos por carboidratos,antígenos,lipídeos entre outros.O sistema ABO e o sistema Rh são considerados os sistemas antigênicos mais importantes.Em Hemoterapia, torna-se necessário estudar pelo menos alguns desses sistemas em cada indivíduo para garantir o sucesso das transfusões. Assim, antes de toda transfusão eletiva, é necessário se determinar, pelo menos, a tipagem ABO e Rh do doador e do receptor.
Em ginecologia/obstetrícia e neonatologia, é possível se diagnosticar a DHRN através do seu estudo, adotando-se medidas preventivas e curativas.
1)São determinados por antigenos na superficie das emacia,esses antigenos podem ser de natureza bioquimica variada,podendo ser composta de carboidratos,lipideos,proteinas ou mituras deses compostos.
2)São o sistema ABO e o RH¹.Essessão os sistemas comumente relacionados as temidas transfuões emoliticas.
3)É importante para a Hemoterapia(para garantir o sucesso das tranfusões de sangue,em Ginecologia(para diagnosticar DHRN),em Antropologia(para estudar varias raças e suas iunterrelações evolutivas),Medicina Legal(para identificar por exemplo um tipo sanguineo de um criminoso a partir do material colhido na cena o crime.
Postar um comentário